Chicago, a terceira maior cidade dos EUA

Chegamos  ontem a noite em Chicago, estava frio e decidimos ir direto para a nossa acomodação que reservamos pelo site Airbnb que aluga quartos em residências ou todo o apartamento/casa, como você preferir. Estamos num padrão bem diferente de viagens, diferente do que costumávamos fazer, hotéis no mínimo 4 estrelas, ficou no passado. Essa é uma viagem de um ano e precisamos manter um orçamento diário, caso queiramos ficar o período inteiro planejado. Optamos por alugar um quarto numa residência de um morador local. A nossa primeira experiência foi em Washington, e foi maravilhosa. A segunda, em New Jersey e também foi muito boa, a nossa host fazia um verdadeiro banquete de café da manhã para nós. Essa última, não estamos interagindo com a host e ok. Passamos o dia na rua e voltamos para dormir no nosso quarto e tá beleza. Mas, fica a dica. Geralmente é bem mais barato que hotel e muitas vezes, muito melhor.

Voltando para Chicago… fica no estado de Ilinois, tem cerca de 2,7 milhões de habitantes, é a cidade mais populosa da região centro-oeste dos Estados Unidos e a terceira mais populosa. É a 27 aglomeração urbana mais populosa do mundo. Foi fundada em 1833 e percebemos pelos bairros, há muitas casas construídas com tijolos, coisa que hoje em dia, pelo que eu vejo nos EUA, é bem difícil. As casas são de drywall. Chicago é uma cidade fria, neva por aqui. Estamos no outono e a cidade do vento, como ela é chamada, demonstrou o porquê do seu nome. Muito vento e frio hoje a tarde. Reservamos apenas um dia por aqui, vimos um pouco do Loop (centro financeiro) e passeamos pelo Millenium Park. Banhada pelo Lago Michigan, a cidade não chega a ser opressora com sua verticalização, na realidade os prédios estão bem concentrados no miolo mesmo da cidade, há muitas casas e muito charme pelos seus bairros. O Lago Michigan é tão grande que parece mar e as suas margens tem praias, creio que no verão deve ser bem frequentado. Chicago é a terra do Starbucks!

The Loop

The Loop

Vista da cidade a noite

Vista da cidade a noite

Muitos prédios antigos e bonitos compõe a faixada da cidade, bem como seus prédios modernos. Há dois prédios em particular que oferecem vistas panorâmicas da cidade o antigo  John Hancock, hoje chamado de 360 Chicago (35 USD por pessoa). É lá que tem o Tilt!, a atração  a 305m do chão que é uma parede de vidro na qual os visitantes se inclinam para fora do prédio dentro de uma cabine de vidro para ver a Magnificent Mile. Nós não fomos por uma razão: eu não estava me sentindo muito bem hoje, estive com dor de cabeça e a Bianca não fez muita questão mesmo de ver Chicago lá de cima. O outro prédio que também oferece outra vista panorâmica é o Skydeck da Willis Tower, antiga Sears Tower. Esse custa USD40 por pessoa.  Nesse observatório, podemos pisar no chão de vidro, uma caixa chamada The Ledge, que fica do lado de fora da torre… e mais uma vez, eu não estava muito legal hoje… não fomos…

Optamos por passear pelo Millenium Park, muito lindo por sinal. Lá é aonde fica o famoso “The Bean”(o feijão, como é conhecido), a escultura mais famosa da cidade,  cujo nome correto é The Cloud Gate. É de autoria do designer Anish Kapoor, um artista indiano-britânico e foi inspirado no mercúrio líquido, refletindo e distorcendo a paisagem da cidade. Custou cerca de 23 milhões de dólares! É uma verdadeira festa de gente  tirando fotos de todo o jeito possível. Essa obra parece ter vindo de outro planeta. Eu amei!

The Cloud Gate

The Cloud Gate

"The Bean"

“The Bean”

No parque ainda podemos ver várias outras esculturas e atrações, no melhor dos modos, grátis. Sim, porque aqui na terra do Tio Sam, tudo é dinheiro. Estacionar aqui na cidade te leva falência  rapidamente, 3h te custa 27USD. Pelo centro, não tem lugar na rua para estacionar e tem que deixar o carro em estacionamentos garagem e prepare o bolso. O melhor mesmo é ir de metrô ou de ônibus, mas hoje não deu. Fomos mesmo de carro e arcamos com o prejú.

Millenium Park

Millenium Park

Outono em Chicago

Outono em Chicago

A The Crown Foutain foi criada pelo artista Jaume Plensa. São dois painéis gigantes de LED que estampam faces dos moradores da cidade. Durante o verão, forma um espelho de água, onde as pessoas se divertem, sai água da boca dos rostos estampados nos painéis. Dessa vez, não estava ligada a fonte, só os rostos estampados. Ainda no Parque, podemos ver o Jay Pritzker Pavilion, auditório de música,  do arquiteto canadense  Frank Gehry, o mesmo que criou o Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha. Muito lindo esse parque, vale a pena a visita.

The Crown Foutain

The Crown Foutain

Outro painel da The Crown Foutain

Outro painel da The Crown Foutain

Jay Pritzker Pavilion

Jay Pritzker Pavilion

Há também muitos museus em Chicago, o Art Institut of Chicago, Museum of Surgical Science, Museum of Science and Industry, Museu de Arte Contemporânea, bastante coisa pra ver num dia. Há outras atrações na rua mesmo, como esculturas de Picasso e Miró (grátis !) , o Linconln Park Zoo, Jardim Botânico, Planetário. Creio que 3 dias sejam suficientes para desfrutar bem essa cidade.

Escultura no Millenium Park

Escultura no Millenium Park

Comentários