Grand Canyon, os ventos e as águas esculpiram…

IMG_5657

Saímos de New Orleans, na Louisiana rumo ao estado do Arizona com destino ao Grand Canyon. Dirigimos mais de 2500km e levamos três dias para chegarmos aqui. E posso dizer que não tenho palavras para definir o que é este lugar, o esplêndido Grand Canyon.IMG_5663

São desfiladeiros deslumbrantes que mudam de visual a cada passo, a cada novo ângulo que olhamos. A natureza em toda a sua grandiosidade está expressa na mais nítida forma.  O Grand Canyon é uma das sete maravilhas naturais do mundo, Patrimônio Mundial UNESCO e por incrível que pareça, é o segundo parque nacional mais visitado dos Estados Unidos, perdendo apenas para o Great Smoky Moutains Nacional Park na divisa entre a Carolina do Norte e o estado do Tenesse.

IMG_1708

O Parque Nacional do Grand Canyon tem 446 km de extensão, mede de 6 a 29km de largura e atinge 1600m de profundidade, dá pra entender o que eu estou tentando descrever? Ainda assim é difícil entender a magnitude deste santuário esculpido pelas águas do Rio Colorado e seus afluentes há 2 bilhões de anos.

IMG_5697

Custa 25 USD (válido por 7 dias) para entrar por carro e pode ter 3 ocupantes. Se você quiser entrar a pé ou de bicicleta, também pode, vai pagar 12USD e pode se deslocar dentro do parque com os ônibus gratuitos que levam a vários mirantes de vistas deslumbrantes espalhados por todo o parque. Eu estou falando do Lado Sul do parque  (South Rim), pois este parque está dividido em dois lados, o Norte  (North Rim) e este lado que acabei de falar.

IMG_5720

IMG_5728

O lado que estamos visitando é o sul, mais bem estruturado que o norte, sendo este fechado para visitação a partir do dia 15 de outubro. Há também um lado do Grand Canyon que não faz parte do Parque Nacional, o West Grand Canyon, que está na reserva indígena dos Hualapai. É lá que está a Skywalk, a passarela de vidro que fica a 1400 metros de altura e você pode caminhar  sobre o desfiladeiro. Optamos por não visitar este lado do Grand Canyon por duas razões: primeiro porque custa 45 USD por pessoa e segundo porque os índios quem tiram as suas fotos e se você quiser, tem que pagar mais 35USD por cada foto. É proibido entrar com câmeras, celulares ou qualquer tipo de objeto pessoal, exceto money, claro. Eu achei muito abusivo e a Bia concordou (é um dos sonhos da Bia conhecer). Este lado do Grand Canyon fica mais próximo de Las Vegas, é o bate-volta preferido de quem vai visitar o Grand Canyon partindo de Las Vegas.

IMG_5737

Nós estamos hospedadas numa cidade vizinha ao Parque, chama Tusayan. Maravilha, pois estamos 12km apenas distantes da entrada. Se você quiser, pode se hospedar dentro do parque também, logicamente bem mais caro, mas como nosso propósito é ficar dois dias por aqui e estamos tão perto, preferimos economizar.

Vista da torre do Desert View

Vista de cima da torre do Desert View

Um dos pontos de observação é o Desert View, pode ir com o carro. Mas, se você quiser ir com o shuttle do parque, é muito tranquilo. São várias rotas percorridas pelo ônibus: a rota azul, a vermelha e a laranja. Esta foto foi feita no Desert View, rota laranja. Todas essas imagens acima, foram feitas de pontos de observação da rota laranja, percorremos toda ela com nosso carro no nosso primeiro dia no parque.

IMG_1830

No nosso segundo dia de passeio pelo parque, estacionamos nosso carro num dos estacionamentos da rota azul que serve de ponto de transferência tanto para a rota vermelha como para a rota laranja. Na rota azul, você pode circular pelo Grand Canyon Village, onde estão os hotéis que ficam dentro do parque, restaurantes e um dos centros de informações turísticas. Entramos no shuttle da rota vermelha e paramos em todos os pontos de observação desta. As imagens abaixo são dela.

IMG_1934

IMG_2013

Hermit’s Rest

Uma das plataformas de observação da rota vermelha

Uma das plataformas de observação da rota vermelha

O parque é muito bem estruturado com banheiros, área para pic-nic, estacionamento, lojas que vendem artigos para camping (e o mesmo preço das lojas fora do parque), comida, restaurantes.

Um dos Centros de Informações Turísticas

Um dos Centros de Informações Turísticas

IMG_5981

Cantem a Deus, louvem o seu nome, exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens; seu nome é Senhor! Exultem diante dele! (Salmo 68 v.4)

IMG_5990

Uma dica que nós queremos passar é sobre o Passe anual nacional, com ele pode visitar todos os parques nacionais e custa 80USD. Para nós valeu muito a pena, pois vamos ultilizá-lo bastante. Nós compramos o nosso em Tusayan, no centro de informações turísticas.

IMG_5942

Amanhã, seguiremos rumo a Page, mais ou menos 2h e meia daqui. Lá estão vários outros canyons que nos programamos para ver. Segue a gente e viaja junto também!

Comentários