O magnífico aquário da Geórgia

Chegamos em Atlanta, a capital da Geórgia. Por aqui, passamos apenas um dia, pois o nosso objetivo era conhecer o magnífico aquário que aqui se encontra. Eu e a Bianca amamos aquários e temos alguns programados para visitar. Esse aquário é um dos que mais queremos ver e eu escrevi algumas coisas que pesquisei sobre ele para vocês terem uma noção do que é este lugar. Só indo para ver como é lindo e especial.

Este aquário foi aberto ao público em 2005 e é gigantesco, seus números impressionam. Ele foi idealizado pelo fundador de uma das maiores redes de lojas de materiais de construção do tipo “faça você mesmo”chamada Home Depot daqui dos Estados Unidos. Em 2001, Bernard Marcus e sua esposa Billi decidiram criar um aquário em sua cidade, Atlanta. Seria um presente para a cidade para o encorajamento educacional e econômico. Para isso, ele viajou junto com uma equipe,  mais de 13 países visitando mais de 56 aquários pelo mundo para se inspirar na criação do projeto dos seus sonhos. O casal doou 250 milhões de dólares e o custo estimado para a construção do aquário foi de mais de 300 milhões de dólares americanos. A Coca-cola doou o terreno e outros patrocinadores se engajaram no projeto fazendo o sonho do magnata acontecer. Ele está localizado na Pemberton Place. O aquário abriu suas portas sem débitos. É auto-sustentável com sua venda de ingressos e doações.

IMG_1293

IMG_1296

O Ocean Voyager é a grande atração do aquário, nele está 3/4 de toda a água que existe por lá, sendo o maior habitat recriado dentro de um imenso tanque (10m de profundidade; 80,20 m de comprimento; 38 metros de largura; 22.710 mil litros de água). Tem uma esteira que conduz os visitantes, permitindo ver os animais de baixo para cima. É neste tanque que estão os tubarões baleia, os meus favoritos.

IMG_5442

O teto do aquário pode ser parcialmente aberto, fica em cima do Ocean Voyager, o que permite a entrada de luz natural para que os peixes obtenham luz nos dias claros, não se utilizando de luz artificial.

IMG_1299

O aquário é uma fundação de pesquisa que cuida, protege e reproduz várias espécies de animais marinhos, incluindo corais. Eles possuem um programa de educação ambiental chamado de 4R (Rescue, Respnsability, Rehabilitation, Research) que tem o objetivo de conservar e melhorar a vida dos peixes no cativeiro e na natureza. Este aquário é uma referência mundial em medicina veterinária para animais aquáticos. Todo interativo, chama a atenção das crianças e de qualquer adulto para educação extra. Também há um tour para ver como o aquário funciona nos bastidores. Além da área dos visitantes, 25% do aquário é voltado a pesquisa e educação.

IMG_1302

Mergulhadores voluntários que além de interagir com os visitantes, coletam amostras para análises

O Aquário tem 5 alas, das quais partem suas respectivas galerias: Dolfin Tales, Coldwater Quest, River Scout, Ocean Voyager, Tropical Diver e a mais nova, ainda em construção, a Georgia Explorer.

IMG_1304

IMG_1312

Durante muito tempo, foi considerado o maior aquário do mundo com seus mais de 30 milhões de litros de água, abrigando mais de 100 mil animais, com mais de 500 espécies vindas de todas as partes do planeta em 60 habitats construídos em perfeição de filtragem de água, ondas artificiais para manter a reprodução dos corais, alimentos com qualidade de restaurante (se cair no chão qualquer parte de alimento é descartado). É uma imensa estrutura organizacional que além de funcionários tem mais de 1800 voluntários que fazem essa máquina funcionar. Ele tem mais de 56 mil metros quadrados de área construída.

Este ano a China construiu o maior aquário de todos os tempos. O maior aquário do mundo é o Chimelong Ocean Kingdom, na Ilha de Hengqin, cidade de Xhuhaí, província de Guandong. Gostaria muito de conhecer também este que tem 49 milhões de litros de água.

IMG_1315

Tubarão baleia, o maior peixe do mundo com o seu estômago do tamanho de uma moeda de um real

Tubarão baleia, o maior peixe do mundo com o seu estômago do tamanho de uma moeda de um real

O Aquário abriga uma vasta população de animais, tais como: Baleias, pingüins, lontras, focas, arraias mantas, cavalos-marinhos, estrelas do mar,  caranguejos gigantes do Japão, tubarões baleia, aliás é o único aquário que possui esse tipo de animal fora da Ásia. Dois tubarões baleia deste aquário foram trazidos de Taiwan de avião, de fazendas de hidrocultura ainda jovens.  Eles são considerados os maiores peixes do planeta e apesar disso tem um estômago do tamanho de uma moeda de um real, o que faz com que eles se alimentem de pequenos crustáceos chamados de krill 2x ao dia! Eles aprenderam a se alimentar em pequenos baldes antes de chegarem ao aquário.

IMG_1328

Tanques interativos onde podemos tocar os animais sob supervisão de um profissional do aquário

IMG_1330

O Caranguejão do Japão correu risco de vida, pelo menos no pensamento da Bi

Mais de 70% dos animais que vivem neste aquário vieram de fazendas de peixes, zoológicos e de outros aquários. Muitos animais foram salvos de condições inadequadas para sua saúde e poupados de morte. As baleias belugas vieram do México, de avião, em tanques especialmente projetados para seu transporte e todos os animais foram acompanhados  por uma equipe especial do aquário. Elas estavam embaixo de uma montanha-russa e perto de uma avenida movimentada antes de chegarem no aquário, em péssimas condições de vida.

Baleias belugas

Baleias belugas

Os aviões foram modificados para aguentar a carga. Com os animais e água dentro,  o tanque do tubarão baleia pesava 27 mil quilos e o tanque das baleias 18 mil quilos. Os tanques foram colocados no centro de gravidade das aeronaves precisamente e as velocidades de decolagem e pouso foram afetadas.

Cavalo-marinho

Cavalo-marinho

Cardumes de peixes foram resgatados de marés que estavam os arrastando. Animais vítimas de contrabando também foram resgatados.

IMG_1392

IMG_1374

IMG_1391

Eles são do Amazonas!

Alimentar essa galera não é uma tarefa simples, tipo jogar comida nos tanques e pronto. Nada disso. O aquário tem uma cozinha especialmente projetada nos mais altos padrões de higiene. As refeições são preparadas para todos os animais no Bufê Administrativo diariamente. As refeições dos animais são balanceadas, variando de espécie para espécie. Muitos recebem vitaminas e remédios em sua alimentação e se alimentam do que se alimentariam  se estivessem soltos na natureza e outros comem comidas que lembram o que comeriam fora do aquário.

IMG_1398

Piranhas enormes

IMG_1375

Águas -vivas

O aquário ainda possui um hospital veterinário completo no local para cuidar dos animais que adoecem. A clínica de serviços veterinários é um hospital-escola. Tem 539 metros quadrados, possui 15 pessoas trabalhando, 26 tanques de tratamento e uma sala de cirurgia completa. Há uma parceria com a Universidade da Geórgia e os médicos podem fazer residência de 3 anos em patologia. É fantástico esse aquário! Se você estiver em Atlanta, não deixe de ir, esse aquário é especial por tudo!

Comentários