Austrália, a caríssima!

Cairns

Saímos de Osaka e chegamos em Cairns, um dos pontos de entrada para visitar a tão famosa e maravilhosa Great Reef Barrier, a maior barreira de corais do mundo. Era um desejo da Bianca, ela queria passar o aniversário dela aqui. Confesso que amo mergulhar, fiz isso durante a minha adolescência e é uma das coisas que ainda curto muito, dessa vez eu não me senti tão animada para tal. Além dos preços astronômicos, estava chovendo demais por aqui. Quem mergulha sabe,  mergulho e chuva não combinam. O dia nublado não permite que a luz solar ilumine os corais e a água fica bem turva, embora a água dessa região seja bem cristalina e tenha uma visibilidade incrível mesmo com chuva e num dia sem sol, ainda assim eu não me animei muito, mas a Bianca curtiu bastante.

Fomos procurar as operadoras que fazem o passeio para a Grande Barreira e estas estão espalhadas por toda a cidade. Há inúmeras opções, mas com o preço basicamente sem variar muito. Tudo extremamente caro. Para chegar a Grande Barreira, vai em média umas 2 horas a 2 horas e meia de navegação. Se você não se sente bem com viagens de barco, como é o caso da Bianca, comece a tomar um anti-hemético (anti-vômito) um dia antes de sair no barco. Eu já sabendo disso, me precavi e trouxe uma medicação maravilhosa e a Bi ficou ótima durante a ida e vinda do passeio que ela mais queria fazer por aqui. Nós escolhemos a operadora  Ocean Spirit  que vai até a uma ilhota chamada Michaelmas Cay . A praia ao redor desta pequena ilha é como nas fotos, embora o dia estivesse feio e chovendo sem parar, ainda assim a água era cristalina. Tem muitas aves por lá, e o território é delas mesmo.

Durante o passeio, a tripulação ofereceu trajes de banho, como os trajes de mergulho, por AUS 7 , mas  nós não quisemos. Pura bobagem de quem não leu nada a respeito dos perigos que correríamos ao entrar nessa região sem nos proteger adequadamente. Eu sempre leio blogs quando vou viajar, não curto ser pega de surpresa em situações desagradáveis e muito menos num país estrangeiro, onde estou, geralmente, me divertindo. Mas, eu não li em nenhum blog, nada comentando sobre as águas-vivas mortais que existem em toda a extensão da Grande Barreira e nas praias australianas. Por tanto, alugue o traje de banho, use sapatos próprios para mergulho, você pode pisar em alguns animais que se camuflam na areia e se ferir gravemente, lembre-se do pequeno detalhe: duas a duas horas e meia de distancia do continente, ou seja, você vai gritar até chegar no hospital, garantido. Todavia,  nada nos aconteceu. Mas, se fosse hoje, sabendo, eu alugaria sim uma roupa.

Pagamos AUS 364 para nós duas e mais AUS 12 de uma taxa de preservação ambiental. Esse era um dos mais baratos, mas tem bem mais caros. Durante o passeio é servida comida, um café da manhã básico com muffins, sanduíche de queijo, café instantâneo e chá. No almoço serviram uma refeição bem básica, eu não curti muito e depois um lanche da tarde com o mesmo sanduíche de queijo do café-da-manhã, suco artificial, frutas, um bolo tipo brownie, queijo , crackers e champanhe… tudo nesse precinho camarada.

Perigos no mar da Austrália

Por esta costa tem praias lindas de águas mornas e desertas, muito convidativas a dar um mergulho. Mas, cuidado. Não entre na água antes de saber bem se é possível. Como falei acima, existem águas-vivas extremamente venenosas por aqui, mortais. Chama-se Box Jellyfish, um dos seres mais mortais do planeta, não, não estou exagerando. A população dessas águas-vivas é bem grande e frequente, principalmente no verão, entre os meses de novembro a março. Isso não significa que elas não estejam presentes nos outros meses do ano. Elas estão por todo o Norte e Nordeste australiano e, consequentemente, por toda a extensão da Grande Barreira de Corais, uns 2000 km.  Essas águas-vivas possuem tentáculos enormes e quando batem no corpo de uma pessoa, liberam uma toxina capaz de dar uma parada cardíaca em 3 minutos. Na hora do ataque, a pessoa desmaia de tamanha dor. É uma sensação de choque elétrico e leva a morte. Portanto, muito cuidado ao entrar no mar por estas bandas. Vimos alguns avisos na praia de Ellis Beach. E havia uma rede de proteção para se banhar, numa determinada área com os salva-vidas presentes. Eu sempre via esse “quadrado” e as pessoas tomando seu banho de mar ali dentro e nunca tinha me tocado em saber o porquê daquilo. Mas, hoje eu sei, muito perigo!

 

Além das Box Jellyfishes tem uma outra água-viva, chamada Irukandji, menor que uma unha do seu dedo mínimo, que também não deixa nada a desejar quando se encontra com um humano, o detalhe é que essa é bem menor que a Box Jellyfish, ou seja, ela passa pelas redes de proteção. Essa água-viva é o menor animal vivo capaz de matar um humano. Essa mata depois de 24h, um pouquinho mais lenta que sua colega. Muito pouco se sabe ainda sobre essa última água-viva.

 

Nas praias, podem ser  encontradas uma caixinha tipo de correio, com vinagre dentro. O vinagre “alivia” a queimação do contato com os tentáculos das águas-vivas.

Nós ficamos impressionadas com a quantidade de águas-vivas na praia de Surfers Paradise, na Gold Coast.  Andar pela areia é bem perigoso. Você pode pisar numa Blue Bottle a qualquer momento devido a quantidade delas por toda a areia, nem preciso falar o que vai te acontecer dentro dágua, né? Essas não matam, mas te lascam. O contato com o tentáculo comprido dela, te deixam com um vergão e este queima demais! Experiência própria, dessas nós temos no Brasil. Já me lasquei umas 3 vezes, quando eu era assídua nos mergulhos.

Há também a companhia de crocodilos de água salgada, uns bichinhos pequenos, chegam a 7 metros de comprimento. Nos disseram que quando são vistos, as praias são fechadas, mas e se você for o felizardo e encontrá-lo primeiro?

Achou pouco? Tem cobras que nadam no mar e são peçonhentas. Aliás, das 10 cobras mais peçonhentas da terra, 8 são australianas. Tem também tubarões gente! E é crime matar um tubarão branco aqui na Austrália.

Se você ficou curioso, dá uma olhada neste post interessante. Tem mais detalhes sobre essas gracinhas e sobre plantas venenosas. Esqueci de falar delas, mas clica aqui e você vai ficar sabendo um pouco sobre isso.

De fato, a Austrália é como um Jurassic Park, inúmeros seres vivos perigosos, outros lindos e fofos como o Coala. É preciso se informar antes de vir pra cá. Se o seu intuito é curtir muita praia, não sei se aqui é o lugar perfeito. Além de tudo extremamente caro, cada passeio custa em média AUS 180 por pessoa, você precisa ter muito tempo por aqui. A maioria deles leva o dia inteiro, como ir para a Great Kepple Island, a balsa (custa AUS 55 por pessoa) sai às 9:15h e volta às 15:30h e só tem esse horário, ou você vai com uma empresa que vai te cobrar AUS 125 por pessoa. Visitar as Whitesundays não vai sair por menos de AUS 199 por pessoa. Sem falar que você tem que ir até Airlie Beach para ir neste passeio, hospedagens caríssimas. Uma cama de albergue em quarto compartilhado, com banheiro compartilhado, custa AUS 30.

Comentários