Dicas gerais do Sudeste Asiático

Nunca imaginei que Sudeste da Ásia fosse como é. Na minha imaginação de viajante iniciante, eu pensava que ia encontrar lugares muito pobres, falta de energia constante, ruas de barro, tudo ao contrário do que eu encontrei. Claro, visitamos países realmente assim, mas no geral é bem diferente. Por mais que eu lesse mil revistas, livros e sites, eu viajava na batatinha…

Moto é o meio de locomoção número um no Sudeste Asiático. O aluguel de uma scooter por essas bandas é de 3 a 5 dólares por dia. Eu e a Bi secamos as canelas ou andamos de taxi, é muito barato por aqui, a gente não sabe pilotar essas motocas e depois que duas conhecidas nos falou que deram com a cara num muro e a outra quebrou uma costela, a gente desanimou em tentar aprender. E aqui, nas cidades maiores,  definitivamente, não é um bom lugar para se aventurar a aprender pilotar uma scooter. Aprenda a andar de scooter, vai ser de grande utilidade para você se locomover em todas as cidades por essas bandas e, principalmente, nas ilhas tailandesas e nas cidades menores.

Verifique sempre os feriados nos países que você vai. Na Indonésia, por exemplo, tem o dia do silêncio, que varia a data de acordo com o ano. Nada funciona no país neste dia e sua chegada ou saída pode se tornar um transtorno.

Na Tailândia, tem o festival das águas, comemoração do ano novo, tudo fecha por uma semana.

No Ano Novo Chinês também é um feriado grande, a data é móvel a cada ano. Ficamos uma semana em Singapura com tudo fechado. Tudo aumenta o preço, as cidades ficam lotadas.

Veja a questão dos vistos com antecedência, tenha fotos 3×4 e foto tamanho passaporte com você e também digitalizadas, para os e-visas.  Muitos países, como Laos, Vietnam, Myanmar (e-visa, foto digital) exigem foto para emitir o visto.

Tenha sempre os dólares para pagar os vistos, de preferência o valor contado. Na Indonésia, além de ter aumentado o valor do visto, nos deram o troco na moeda deles e na pior cotação possível.

Digitalize todos os seus documentos, cartões de crédito e tudo que você julgar importante. Em caso de perder algo, você tem como recuperar os seus dados.

Tenha sempre uma reserva em dólares em espécie, para uma emergência, em notas de cem (a cotação sempre é maior para essas notas), notas novas, sem riscos ou muitas dobras. Alguns países não aceitam notas surradas e você pode ficar na mão, como é o caso do Myanmar.

No Myanmar, nosso cartão não funcionou para sacar nos ATMs e se não tivéssemos dólar em espécie, teria sido um caos.

Aprenda a falar algumas palavras do país que você se encontra, além de ser simpático, sempre ganhamos sorrisos…

Cada país é de um jeito, mesmo vizinho, cada povo tem o seu costume. No Myanmar, eles não se importam nenhum pouco em tirar fotos, pelo contrário, é uma felicidade ser fotografado e se você mostrar a foto pra eles, verá a alegria… no Laos, não vá com sede ao pote, eles não curtem serem fotografados.

Prove a comida típica de cada país, você vai se surpreender com as delícias e sabores exóticos.

Café típico do Vietnam, com leite condensado, eu amei!

Café típico do Vietnam, com leite condensado, eu amei!

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi muitos asiáticos usarem moletons, num calor de 40 graus!!!!! Tudo isso para não bronzear a pele. Gente bronzeada é pobre e camponês. Não importa o país, muitos estarão cobertos dos pés a cabeça e só você suando de camiseta e shorts.

Todos cobertos dos pés a cabeça, num calor de 40 graus

Todos cobertos dos pés a cabeça, num calor de 40 graus

Se você gosta de aprender coisas novas como cozinhar a comida típica do país, aula de cerâmica, artesanato, joalheria, ir a campos de arroz, esculturas em frutas, aulas de arco e flecha, dança e várias outras atividades,  pode dar uma olhadinha neste site, chama Backstreet Academy. Este site tem preços ótimos e oferece experiências em várias cidades do sudeste asiático conectando diretamente aos locais. Se um local tem um talento especial, ele vai te dar a aula. Adoramos!

Comentários