Hoi An, impossível não amar!

Chegamos em Hoi An de ônibus, o tal Sleeping Bus. Eu não consigo dormir em absoluto. Saímos de Nha Trang e depois de 13h, chegamos no nosso destino. Essa foi a nossa última viagem neste tipo de ônibus  pelo Vietnam, a Bianca quase foi agredida pelo motorista do ônibus, pois é proibido sentar nos bancos da frente, estes são reservados para o povo vietnamita e o motorista puxou com muita brutalidade a mochila da Bia, gritando ferozmente com ela e eu vi a hora que ele ia agredí-la e comecei a gritar com ele e um outro estrangeiro que estava conosco no ônibus interveio e o bruto parou de puxar a mochila dela, deste momento em diante, decidimos ir de trem (que também é uma droga, veja neste post aqui).

IMG_6819

Hoi An é patrimônio da humanidade desde 1999. Tem o clima de Paraty, Cartagena de Las Índias… cidades históricas que amo. Aqui teve influência francesa e chinesa, uma mescla muito interessante. Há cafés super charmosos, restaurantes ótimos. No século XIV, ela foi um importante centro de comércio de seda, madeira, era época do colonialismo francês.

IMG_6983

A cidade é um amor! Esquecemos até o perrengue do ônibus.  Hoi An é a cidade dos sapateiros e dos costureiros, lá você pode fazer uma roupa sob medida em 24h e pagar algo em torno de 50USD por um vestido de festa. Nós não fizemos nenhuma roupa, nossa bagagem é limitada a 15kg!

Casais vietnamitas posando para seu álbum de casamento

Casais vietnamitas posando para seu álbum de casamento

Também é a cidade das lanternas de seda, a noite fica toda iluminada, bem colorida, com essas magníficas lanternas. Quis muito comprar, mas como carregar?

As lindas lanternas coloridas de seda

As lindas lanternas coloridas de seda

Ficamos em Hoi An por cinco noites, mas teríamos ficado mais de tão legal que é essa cidade, sem dúvida alguma, essa é a nossa cidade preferida e querida no Vietnam.

IMG_6677

IMG_7039

Onde Ficamos

Nas duas primeiras noites, ficamos numa guest house ótima, mas um pouco afastada do centro histórico, tínhamos que ir de bicicleta, motoca ou taxi para a cidade antiga. Essa guest house fica na rua que vai dar na praia e aproveitamos estar no meio do caminho, entre o centro histórico e a praia, para passamos o dia na praia de Cua Dai e amamos.

Thao Nguyen Phat Homestay, 272, Cua Dai, +0084908281752 (reservamos pelo Agoda) . Pagamos 12, 90 USD, sem café da manhã,  num quarto muito confortável com ar condicionado, banheiro privativo, ducha quente, internet. O único problema é que só a filha dos proprietários fala inglês e isso dificulta um pouco a comunicação. Lá tem bikes e motocas para alugar.

A segunda guest house foi tudo de bom! Perto de tudo, não precisávamos pagar taxi e só ir de bike se estivessemos a fim, caminhamos todos os dias, ficava bem pertinho, coladinha a cidade velha e tinha mil opções de restaurantes, mercadinhos, a própria dona da casa, uma pessoa muito bacana, lavava nossas roupas pelo preço das lavanderias da rua. Essa guest house, nós achamos andando e perguntando, o quarto era super grande, com ar condicionado, frigobar, água quente e muita gentileza por parte da dona que fazia de tudo para se comunicar conosco com muita boa vontade. Nós amamos essa homestay, o nosso quarto tinha uma varanda cheia de flores que dava para rua, muito agradável. A casa parecia ter sido reformada a pouco tempo, tudo era muito novinho, limpo demais. Recomendamos fortemente!

Phúc Báo (Room For Rent) 605 Hai Bà Trung, 01206 207 555, 0905308382. Pagamos 12 USD, sem café da manhã, tem banheiro privativo, tudo bem novinho.

O que ver na cidade

Se você curte aprender a fazer comidas diferentes e gostou da comida do Vietnam, aproveite para fazer aulas de culinária por aqui, além de ser fácil o acesso, não é caro e é um dia muito bacana. A aula começa conhecendo os ingredientes no mercado central da cidade, a maioria das aulas de culinária começa assim. Eu fiz um dia de aula na escola da chef mais famosa do Vietnam, ela tem 4 restaurantes em Hoi An e uma história de vida fantástica. A escola fica no The Market Restaurant, um espaço fantástico, super estruturado para ser uma escola nos andares superiores e no térreo um restaurante mercado, a gente passa de estação em estação para ver como se faz o papel de arroz, como se faz o noodle, pode provar as comidas bizarras, tipo salada de bicho da seda, cérebro de porco… muito legal! Claro que não comi nada disso, mas um alemão da nossa turma comeu e gostou!

IMG_6821

A cidade é cheia de templos, casarões antigos e uma arquitetura fantástica, mesclada com o estilo chinês e francês. Tem que pagar uma taxa de entrada para visitar a cidade velha, custa 120 mil dongs por pessoa e você tem direito a entrada de 3 lugares. Infelizmente, eu perdi nossos ingressos e não visitamos os templos. Entramos na casa do comerciante mais antigo da cidade, essa casa está em posse dessa família há seis gerações e pagamos 2USD para entrar.

O melhor da cidade é poder caminhar pelas suas ruas, ver o povo… provar sabores, ver o artesanato local divino! Se perder nas ruelas antigas de Hoi An foi o que mais fizemos.

Vendedora de flores

Vendedora de flores

IMG_6919

Dicas de Restaurantes

A cidade é lotada de restaurantes maravilhosos, qualidade nota dez! Nós aproveitamos para comer tudo o que tínhamos direito e relaxar muito no clima da cidade tão bacana.

The Market Restaurant

The Chef

Mermaid

Morning Glory

Cua Dai Beach

Como se não bastasse ser uma cidade encantadora, Hoi An ainda tem praia. Fomos a Cua Dai e não nos arrependemos. Claro, não estamos comparando com as praias lindas da Tailândia ou com as nossas brasileiras, mas é uma praia e por si só já vale a pena.

Barco de pesca típico em Cua Dai

Barco de pesca típico em Cua Dai

A praia tem ondas e uma correnteza bem forte, tem uns buracões no meio da areia, o que faz ser um pouco perigosa pro banho. A Bia entrou e saiu rapidinho. A água era clarinha, não era turva. Mas, como sempre, muito lixo ao redor.

Cua Dai Beach

Cua Dai Beach

Almoçamos nos restaurantes a beira-mar, muito baratos, frutos do mar fresquinhos e passamos a tarde por lá relaxando. Caminhamos pela areia, vimos as embarcações típicas dos pescadores vietnamitas e o pôr-do-sol. Foi muito agradável a nossa tarde.

A Bia toda feliz prestes a comer o caraguejo guerrilheiro

A Bia toda feliz prestes a comer o caraguejo guerrilheiro

Os locais só começaram a aparecer com o entardecer. Diferente de nós que queremos bronzear a pele, eles correm longe do sol, usam roupas de mangas compridas (calorzinho maromeno de 40 graus) e máscaras. Ter a pele bronzeada é feio! Se cobrem da cabeça aos pés!

Na praia, tinha muitos vendedores de pulseirinhas… eles usam uma técnica bem difícil: começam a conversar com você, falam inglês! Contam sobre a vida, conversam potocas… vai te elogiando, vão falando da vida pessoal deles… como temos um coração mole, quando nos damos conta, já estamos comprando tudo! Portanto, não dê trela, eles ficam bem bravinhos se você não comprar nada.

Senhora vendedora de frutas

Senhora vendedora de frutas

Comentários