Hué, vale a pena?

Saímos de Hoi An e pegamos um taxi (custou 7USD para as duas) e seguimos para Danang, trinta minutos de distância de Hoi An. Chegando em Danang, pegamos o trem para Hué, cerca de 3,5h. Fomos de Hard Sleeper, que são duas triliches com espaço mínimo entre elas e impossível de sentar, tamanho o aperto. Depois da nossa última viagem de ônibus de 13h, desistimos de ir por este meio de transporte. Os motoristas são loucos nas estradas e passamos a viagem toda morrendo de medo, além da confusão que eles armam para nos jogar pro fundo do busão. O trem custa 5 vezes mais que o sleeping bus, mas ok. As nossas vidas valem mais.

Nos arrependemos de termos ficado apenas uma noite em Hue. A cidade é bem bonitinha, tem todo um passado histórico e muitas coisas para ver. Tem a cidade velha imperial, a Cidadela, Patrimônio Histórico da Humanidade, cercada por uma muralha, tem tumbas dos antigos imperadores e nós achamos que deveríamos ter ficado pelo menos duas noites por lá. Corremos bastante e deu pra ver o possível em um dia.

Hue está situada no centro do país, possui cerca de 340 mil habitantes e fica às margens do Rio Perfume, hoje é uma cidade cheia de vida.

Hué foi a capital do país até 1945, quando o Imperador Bao Dai abdicou e, um governo comunista foi estabelecido em Hanói, no norte do país. Em 1949, Bai Dai foi proclamado “chefe de estado” com a ajuda dos colonialistas franceses, mas não teve  o reconhecimento dos comunistas e a aceitação plena do povo vietnamita, a capital passou a ser Saigon, no sul do país.

Cidadela

A cidadela, cidade dentro do muro, era proibida. Somente entrava ali os serviçais, as concubinas, eunucos, o imperador, claro e todos os que fosse chegados a família imperial. Para quem entrasse sem autorização, a pena era de morte. O símbolo do Império eram os dragões.

IMG_7259

Durante a Guerra Americana, Hue foi fortemente bombardeada, estando muito vulnerável devido a sua posição central no país. Diversos prédios da cidade imperial foram destruídos, muitos estão sendo restaurados hoje. A cidade imperial de Hue é patrimônio histórico da humanidade desde 1993.

IMG_7245As laterais da cidade imperial tem 10 km de muralha, muitos foram forçados a construir esses muros, antes eram de barro e depois foram erguidos em pedra. O imperador queria que fosse similar à cidade proibida de Pequim, numa escala menor.

Dentro da cidade murada, existia a Forbiden Purple, a cidade roxa proibida, onde morava o imperador e sua família, concubinas e eunucos.

É linda a cidadela, o que ficou, faz a gente viajar na imaginação e pensar na vida que existia ali dentro, nos prédios com mil detalhes esculpidos, na riqueza e símbolo de poder.

IMG_7223

IMG_7205

Quando estávamos passeando por lá, nos deparamos com músicos, um deles me deu o instrumento que ele tocava e disse: “foto”. Eles eram bem sérios, mas creio que ele percebeu minha alegria em poder vê-los tocando, ver aqueles instrumentos tão diferentes, aquela música que jamais ouvira… acho que a nossa energia comanda os momentos, esse dia foi tão bacana!

O músico me chamou para tirar essa foto com eles

O músico me chamou para tirar essa foto com eles

IMG_7067

Tumba do Imperador Khai Dinh

Sugerimos fortemente que você contrate um taxi para percorrer as atrações da cidade e combine para ficar esperando você. Nem sempre vai ter taxi disponível quando você sair dos lugares e todas as tumbas são distantes umas das outras.

Saímos da Cidadela e  fomos ver a Tumba do Imperador Khai Dinh. Fica há 9km da Cidadela. Ele reinou de 1916 a 1925 e foi considerado uma marionete do governo francês, seu trabalho consistia em legitimar todas as ordens recebidas da França.

IMG_7183

Por esta razão, não era popular entre seu povo, todos detestavam vê-lo no luxo enquanto a população era explorada pela França.

Sua tumba é grandiosa, situada numa colina, construída em cimento e mármore. É bem diferente de todas as tumbas dos arredores de Hué, tem uma mistura de construção ocidental e vietnamita, caracterizando seu interesse pela cultura ocidental.

As escadarias tem 36 degraus neste primeiro nível e corrimãos em forma de dragões, símbolo do império.

O dragão é o símbolo do império e está nos corrimões , nos telhados...

O dragão é o símbolo do império e está nos corrimões , nos telhados…

O Pátio de honra tem esculturas em tamanho natural de cavalos, elefantes, guardas militares de ambos os lados.

IMG_7171

Segundo nível da Tumba, mais 26 degraus e se chega ao Pátio de Honra, onde estão as esculturas em tamanho natural e o Pavilhão da Estrela.

Segundo nível da tumba

Segundo nível da tumba

No alto da colina está o Palácio de Thien Dinh, construído em mármore, abrigando os presentes da França para o Imperador Khai Din pelo seu “bom trabalho”, vários objetos pessoais, fotografias.

IMG_7151

IMG_7152

Dentro do palácio também está a tumba do imperador, no centro da sala tem um pedestal com a estátua em bronze de Khai Dihn, vestido no traje de cerimônia. Nas suas costas, está o sol, símbolo do poder divino… abaixo do dorsel, tem mosaicos de cerâmica e vidro decorando toda a borda, da mesma forma todas as paredes internas da sala, demonstrando toda sua opulência. Abaixo de sua estátua descansam seus restos mortais a 18 metros de profundidade.

IMG_7148

Linda vista da montanha de dentro do Palácio. Os túmulos, construídos entre 1814 e 1931, foram colocados no sul da cidadela de Hue, nas margens do rio Perfume, de acordo com a antiga arte oriental da thuy phong (vento e água), também conhecida como feng shui. Os imperadores geomânticos se esforçaram para colocar edifícios reais em lugares cercados por montanhas onde o vento sopra de forma natural. Da mesma forma, embora cada imperador estivesse projetando os palácios e jardins, com maior ou menor fusão de estilos orientais e ocidentais, os gabinetes estavam tentando aderir ao mesmo modelo, com os seguintes elementos: entrada, pátio de honra, Pavilhão da Estrela, templo cemitério, alinhados ao longo de um eixo conhecido como o Caminho do Espírito.

Vista da colina

Vista da colina

IMG_7155

Tumba de Minh Mang

Esta foi outra tumba que visitamos em Hue, a bendita tumba longe, que quase ficamos a pé… foi nesta visita que conhecemos aquela família de anjos que nos salvou. Essa é a Tumba de Minh Mang. Essa foi uma visita bem rápida, pois estava entardecendo, nublado e eu só pensava como iríamos voltar, já que não tínhamos contratado um taxi para nos esperar.

Comentários