O que você precisa ter em mente antes de ir ao Vietnã

O povo vietnamita é um povo muito guerreiro, pela sua história, por todas as lutas enfrentadas desde sempre para defender seu território até a Guerra Americana (é assim que chamam a guerra por lá) que durou cerca de 20 anos e depois dela, pois tiveram que enfrentar o pós-guerra, com racionamento de comida, o país destruído e a morte de milhares deles. Por toda a história deste povo, não é de se esperar que sejam extremamente simpáticos e até é um povo muito bom, mas são bem mais reservados que os tailandeses, que os birmaneses… enfim, são diferentes.

Nós fomos muito bem tratadas pelos vietnamitas (com exceção de taxistas e do motorista do sleeping bus) todos foram ótimos conosco. Até tivemos um episódio incrível! Num dia que fomos visitar um templo distante em Hue, ficamos sem taxi e estávamos no meio de uma área de mata, o único taxi disponível era o que estava esperando uma família de 6 pessoas. Nós falamos com o taxista para chamar um amigo e a família nos convidou para ir com eles! Nos convidaram para jantar com toda a família e pagaram tudo para gente! Como nós podemos dizer que esse povo é chato? Li em vários blogs que eles são rudes. Não são! O povo em si é bom, mas um pouco reservado.

Família que nos convidou para jantar

Espere muitos vendedores te enchendo o saco pra comprar souvenires e tudo o que eles vendem. Eles são mais barulhentos também, assim como os chineses, eles gritam muito. Mas, tudo bem, o senso de coletividade deles é completamente diferente do nosso ocidental. Esse mesmo senso foi o que nos salvou naquele dia do templo!

Todos nos aconselharam a ter muito cuidado nas ruas de Ho Chi Minh e de Hanoi. A recepcionista do nosso hotel em Ho Chi Minh, aconselhou a tirar nossas correntinhas de ouro do pescoço, ter cuidado com as bolsas e celulares. E seguimos os conselhos, não tivemos problemas. Tenha cuidado com seu troco, eles amam dar o troco errado para menos, claro! Confira sempre na frente deles imediatamente, se não você vai tomar preju.

Prepare-se para saborear uma das comidas mais deliciosas da sua vida! A culinária vietnamita é uma das melhores que já provei! Deliciosa! Prove o Phó (noodle com carne e especiarias, é como uma sopa, deliciosa!). A comida costuma ser pouquíssimo apimentada, geralmente, a pimenta vem a parte para você se servir. A comida é bem barata, assim como quase tudo no Vietnam, o país mais barato do Sudeste Asiático.

Viajar pelo Vietnam não é difícil, não são extremamente organizados turisticamente como os tailandeses, precisa um pouco mais de pesquisa da nossa parte, mas não chega a ser difícil. Fiz um post falando sobre os meios de transporte no Vietnam. Os hotéis são mais inferiores que os da Tailândia, mas bem mais baratos. Claro, tem para todos os bolsos, mas ficamos em hotéis bem honestos por 15 USD, quarto privativo com banheiro, ar condicionado.

Não espere que as pessoas falem inglês fluente, não falam, mas não passamos perrengues, na hora do aperto, usávamos o tradutor do celular e tudo certo. E o Inglês deles é bem difícil de entender, quando tentam falar…

A internet no Vietnam é razoável. Funciona, mais lenta, mas funciona. Nós sempre compramos um chip em cada país que visitamos, isso nos ajudou muito, tanto para usar o Google Maps, como para usar o Grab Taxi, que funciona bem nas duas grandes cidades do Vietnam.

Não escovamos os dentes com a água da torneira, usamos água mineral. Mas, bebemos chás, sucos, tomamos bebidas com gelo…  se você gosta de chá gelado, é sempre uma delícia os chás de jasmim, de capim limão, de jasmim com gengibre e mel… ah, como eu amei tomar esses chás!

O melhor ATM para saques pelo país é o do SACOMBANK, a taxa é de 30 mil dongs, a mais barata de todas!

No Vietnam, eles têm uma estranha conduta de querer reter os passaportes. O hotel que ficamos em Nha Trang queria ficar com nossos passaportes até o checkout, ou seja, dois dias! Jamé! De jeito nenhum! Em Saigon foi a mesma coisa e em Hoi An foi mais tranquilo. Creio que eles precisam informar ao governo. Mas, não permiti que ficassem com meu passaporte mesmo.

Muitos vendedores vietnamitas usam uma técnica bem difícil: começam a conversar com você, falam inglês! Contam sobre a vida, conversam potocas… vai te elogiando, vão falando da vida pessoal deles… como temos um coração mole, quando nos damos conta, já estamos comprando tudo! Só que não! Quando perceberem a conversa, já desconfiem. Eles ficam bem bravinhos se você der corda e não comprar, mesmo que você não tenha perguntado nada!

Vendedora nas ruas de Ho Chi Minh

Vendedora nas ruas de Ho Chi Minh

Comentários