Senso de Coletividade do povo asiático

A nossa aprendizagem nessa viagem está acontecendo de uma maneira muito interessante…

Há alguns dias atrás fizemos uma viagem de trem de Hoi An para Hue (a Sandra postou várias reclamações a respeito). Nessa viagem estávamos em uma cabine para 6 pessoas sendo 2 “treliches” na cabine. A moça que estava na cama de baixo estava dividindo a mesma com outras 2 moças que tinham os bilhetes para as camas do terceiro andar, mas não queriam ficar lá. Eram 3 pessoas em uma cama dura e estreita e a moça verdadeiramente não estava se importando em compartilhar aquele pequeno espaço.

A moça que estava dividindo a minúscula cama dela com 2 desconhecidas

A moça que estava dividindo a minúscula cama dela com 2 desconhecidas

Nessa mesma viagem um rapaz tentou sentar na cama que a Sandra estava ocupando e evidentemente não deixamos que ele ficasse.

O pior jeito que você pode escolher viajando no Vietnam de trem: Hard Sleeper

O pior jeito que você pode escolher viajando no Vietnam de trem: Hard Sleeper


Hoje estávamos conversando sobre como a cabeça do asiático funciona diferente da nossa… O coletivo faz todo sentido para eles, aquela moça estava naturalmente dividindo a cama pela qual ela pagou integralmente com 2 estranhas. Claro! Falamos sobre como nós ocidentais de modo geral somos individualistas.
Bem, aí hoje entendemos isso de verdade. Passamos o dia passeando por Hue, Palácio e tumbas incríveis. A última era bem afastada (uns 15km da cidade) e não tinha nada em volta além de 3 lojinhas, 2 táxis e uns carros no estacionamento. A Sandra estava super apreensiva de não termos como voltar para a cidade e fizemos uma visita relâmpago, eis que na saída havia somente 1 taxi que estava aguardando outros turistas. Pedimos para ele ligar para outro taxista, e o taxi que ele chamou, demoraria 20 minutos para chegar. Não tem remédio, remediado está, sentamos em uma das lojinhas para esperar, estava anoitecendo e ameaçando chover. Então a família que estava com o único taxi do local chega, 6 pessoas, acho que o taxista comentou que estávamos esperando o taxi para a cidade e eles nos convidaram para ir com eles, não estávamos exatamente em situação de recusar e fomos. Felizmente. Essa família levou a gente com eles em outro ponto turístico e nos convidou para jantar. Eles estavam tão contentes de estarem conosco como nós com eles. Éramos as únicas ocidentais do restaurante e a comida estava deliciosa. Nem deixaram a gente pagar a conta…

A família super bacana que nos salvou

A família super bacana que nos salvou

Família que nos convidou para jantar
O mesmo senso de coletividade que nós rejeitamos no outro dia, nos salvou hoje. Felizmente estamos aprendendo pelo amor e não pela dor. Mais um dia muito marcante da viagem.

Comentários