Viajando de Trem e ônibus cama no Vietnã

Trem no Vietnam

Fuja se puder! Podre de sujo! Caro e cheio de baratas. Viajamos duas vezes, um trecho Danang-Hue (3,5h), HARD SLEEPER, isso significa 2 triliches, com um espaço mínimo entre as camas, você não consegue sentar, não trocam os lençóis e vai vir gente pra sentar na sua cama junto com você, se der bobeira, vai deitar com você também, pois isso é o “normal” deles. Para nós, ocidentais o senso de coletividade deles, é bem invasivo e mal educado, mas para eles é normal ser assim. Não tem um bom ar condicionado, muito calor, muito aperto, muito sujo e caro. Se você quiser ir mesmo assim, escolha a cama do meio, caso contrário, terá companhia.

A moça que estava dividindo a minúscula cama dela com 2 desconhecidas

A moça que estava dividindo a minúscula cama dela com 2 desconhecidas

Três pessoas numa cama estreita e não se conheciam

Três pessoas numa cama estreita e não se conheciam

O outro trecho que viajamos foi mais longo, 15h de viagem, de Hue para Hanoi. Dessa vez, escolhemos o SOFT SLEEPER, que são duas beliches numa cabine, o equivalente a primeira classe deles. Também ruim. Desligam o ar condicionado várias vezes e é muito quente no interior do trem. A Bi matou uma barata na cama dela. As camas são bem estreitas e a diferença é que tem espaço para sentar. Nos custou 60USD para cada. Definitivamente, não recomendo pelo conforto, nem pelo preço, recomendo pela segurança, já que os motoristas vietnamitas dirigem sem nenhum cuidado com a vida deles e muito menos com a sua.

Cabine com cama soft sleeper

Cabine com cama Soft Sleeper

Compartimento para colocar sua bagagem na categoria Soft Sleeper

Compartimento para colocar sua bagagem na categoria Soft Sleeper

Corredores estreitos, mal se consegue andar com a bagagem

Corredores estreitos, mal se consegue andar com a bagagem

O expresso barata

O expresso barata

Sleeper Bus ou ônibus cama

Ônibus razoavelmente confortável, tem uma cama para deitar, internet e alguns têm banheiros (o que é péssimo, pois em algum momento vai feder muito!). O ônibus é feito para os vitenamitas, um povo magro e de baixa estatura. Se você for grande, acima de 1,65m, não vai caber na poltrona-cama.

Sleeping Bus

Sleeping Bus

As poltronas da frente são reservadas para os vietnamitas, embora não tenha acento marcado, nós estrangeiros, não temos o direito de ir na frente e nem nos acentos de baixo, só os mais próximos do banheiro, porque fede, os vietnamitas não querem ir perto do banheiro e nem atrás. Viajamos duas vezes de sleeping bus, na primeira vez foi beleza, na segunda, o motorista foi estúpido com a Bianca, gritou muito, pois não queria deixar que ela sentasse na frente, puxou com violência a mochila dela e eu gritei muito com ele para que não a tocasse! Ele estava prestes a agredí-la. Fiquei rouca até! Foi muito chato, sem falar que eles dirigem feito loucos, não tem o mínimo senso de direção defensiva, eles ultrapassam e pronto, não querem saber se vem um caminhão no sentido oposto ou não.

Várias vezes, vi freadas com um caminhão vindo ao nosso encontro! Muito perigoso, embora barato e quase confortável , se você for magro e pequeno e  se não contar com o fato de sempre termos que viajar perto do banheiro ou nos fundos do ônibus. Também é um ônibus de carga, transporta mercadorias no bagageiro, onde é pra levar as malas, levam até caixas de peixe! Resultado: as malas vão no corredor ou nos fundos do ônibus.

Os Vietnamitas gritam muito, assim como os chineses. Não espere silêncio dentro do ônibus, não espere que não toquem músicas, músicas do tipo de te fazer gritar por socorro… e bem altas!

Não espere um serviço cordial, são muito rudes e estúpidos (os funcionários dos ônibus), sempre estão em quatro e conversando alto e ouvindo as ditas músicas. Ah, não falam uma palavra se quer em inglês.

Não tente ir nos lugares do povo vietnamita, você vai ser agredido, como nós e todos os estrangeiros do ônibus foram.

Comentários