Hanói, a capital do Vietnã

O trem

O expresso barata

O expresso barata

Chegamos na capital do país, Hanói, norte do Vietnam. Foram 15h de viagem de trem desde Hué até aqui. Dessa vez, ao invés de uma cabine de 2 triliches, viemos na cabine com duas beliches, soft sleeper (eu ainda estou procurando o macio). Viemos nas camas de cima e um casal nas camas de baixo. Pra variar, Bi dormiu a noite toda e eu não. Cheguei só o pó da rabiola. Pelo menos é mais “limpo” que o outro tipo de vagão que viajamos da outra vez, mesmo assim, a Bi matou uma barata na cama dela e desligaram o ar condicionado o tempo todo, então o calor lá dentro da cabine é muito grande. Acabaram por aqui as aventuras expresso barata. Pagamos 60 USD cada uma por esta passagem, bem mais caro que o sleeper bus. O Vietnã precisa melhorar e muito seus meios de transporte. Por todos os lados que andamos, vimos as estradas sendo duplicadas, mas o modo deles dirigir, não vai mudar…

Felicidade depois de 15 horas dentro do expresso barata

Felicidade de chegar depois de 15 horas dentro do expresso barata

 

A cidade

O trânsito em Hanói é pior do que em Ho Chi Minh (Saigon), calçada é para estacionar motocas. A cidade é caótica e menor que Saigon.  É uma confusão de motos por todos os lados! Para atravessar as ruas, pegue carona com os locais ou levante o braço, faça contato visual com o motorista, peça a Buda pra lhe salvar e siga!

IMG_6368

Estivemos na cidade duarante o  feriado nacional, comemoração dos 40 anos do fim da Guerra Americana. O povo estava nas ruas, tudo lotado. Os Vietnamitas tiveram uma semana inteira de feriado e até as excursões para Halong Bay estavam com poucos lugares, demos sorte de encontrar ainda um lugarzinho bem no meio do feriadão.

É bem comum a cena em Hanói, os vietnamitas gostam de sentar em cadeiras baixinhas, bem pequeninas e com suas mesinhas baixinhas também. Ficam batendo papo e comendo.

O significado do nome da cidade Hanoi é “entre rios” e esta é uma cidade milenar. Hanói foi habitada desde, no mínimo, 3000 a.C.. Um dos primeiros assentamentos permanentes na região foi a Cidadela de Co Loa fundada em cerca de 200 a.C..

Huc Bridge no Lago Hoan Kiem

Huc Bridge no Lago Hoan Kiem

Onde Ficamos

O legal em Hanói é ficar no Old Quarter. Lá estão muitos hotéis, restaurantes e a grande maioria dos turistas. Nós ficamos em dois hotéis, pois dormimos uma noite no barco quando fizemos o passeio para Halong Bay e depois quando voltamos, tivemos que ir para outro, pois o primeiro já não tinha disponibilidade.

O primeiro hotel estava numa localização ótima, confortável, limpo e bem organizado. Ficamos duas noites neste hotel e recomendamos bastante.

Hanoi Holiday Diamond Hotel, 5 Nguyen Sieu Street, Old Quarter. Pagamos 20USD pelo quarto com banheiro privado e bem confortável.

O segundo hotel foi muito bom, também localizado no Old quarter, mas a localização do primeiro era bem melhor. Ficamos 4 dias neste hotel.

The Landmark Hanoi, 19 Nguyen Van to street, + 84439234174, pagamos 16,20USD a diária.

O que fazer

O ideal para ficar em Hanói é 4 dias no máximo, contando a noite que você vai dormir em Ha Long Bay. A cidade não nos agradou tanto quanto as demais que visitamos no país, muito caótica, suja… taxistas muito malandros, com poucas atrações em nossa opinião.

Teatro de Marionetes na água

Fantoches de água são muito similares aos bonecos de pano tradicional, são sustentados por meio de um sistema de polias e estacas de madeira que estão escondidos debaixo de água. Os atores que comandam os fantoches estão escondidos atrás de uma cortina no fundo da piscina. O espetáculo dura cerca de uma hora e tem 14 atos que retratam a vida cotidiana do Vietnã, as lendas antigas. Os bonecos são de madeira laqueada esculpida, representando pescadores, camponeses, imperadores, dragões que soltam fogo…
Toda a obra é acompanhada de música e voz ao vivo, que uma pequena orquestra tradicional vietnamita está localizada no lado esquerdo do palco.  Foi muito barato. Sentamos na última fileira, deu pra ver tudo e nos custou 70 mil dongs para cada ( 21 mil dongs = 1 USD). Vale muito a pena ver!

Teatro de Marionetes na água

Teatro de Marionetes na água

Outro passeio típico da cidade é caminhar ao redor do lago Hoan Kiem. O nome deste lago significa, “lago da espada devolvida”. Este lago fica no centro da cidade e é ponto de encontro de todos. Do lago, podemos avistar a Ponte Huc. Cruzando a ponte, chegamos num templo, mas nós não visitamos, estava lotada demais a cidade.

Ha Long Bay

Halong Bay, fica distante 3,5h da capital de ônibus. Tem muitas agências que vendem o passeio e já está tudo incluso. Só é preciso pesquisar bastante, pois tem vários preços de acordo com o conforto do barco, comida servida, quantos dias de passeio…

A Baía de Ha Long (Onde o Dragão entra no Oceano) tem cerca de 3 mil ilhotas de calcário que se elevam do mar e é uma das sete maravilhas naturais do mundo. A maior parte das ilhas não é habitada, tem uma beleza cênica incrível. As ilhas possuem inúmeras cavernas, inclusive visitamos uma caverna imensa! De acordo com a lenda, quando um grande dragão que vivia nas montanhas correu até ao mar, a sua cauda cavou vales que mais tarde foram enchidos com água, deixando apenas pedaços de terra à superficie, ou seja, as inúmeras ilhas que se avistam na baía. A Baía de Ha Long foi declarada Património Mundial da UNESCO em 1993.

Ha Long Bay a noite

Ha Long Bay a noite

Dormimos no barco, ancorado em Ha Long Bay, uma das sete maravilhas naturais do mundo. Duas das sete maravilhas naturais estão no Brasil. São elas: Rio Amazonas e Floresta Amazônica , Cataratas do Iguaçu, Puerto Princesa (Filipinas), Table Mountain (África do Sul), Ha Long Bay (Vietnam), Ilha de Comodo (Indonésia) e Ilha de Jeju (Korea do Sul). Escolhemos o passeio de dois dias e uma noite e na nossa opinião foi o suficiente.

A Bianca na janela da nossa cabine no barco

A Bianca na janela da nossa cabine no barco

Ha Long Bay estava nublada e lotada. O barco ancorou e nós aproveitamos para pescar lulas, cantar no karaokê com nossas novas amigas filipinas! Dormir no barco foi muito bom, nada balançou, o mar é uma piscina. Tem dez suítes neste barco, capacidade para 20 passageiros. Fizemos todas as refeições no barco também. Gostamos muito do nosso mini Cruzeiro neste paraíso natural do mundo. O barco era bem velho, mas uma noite foi tudo tranquilo. Pagamos 80USD cada pelo mini cruzeiro. Fomos com a APT Travel, no Barco Halong Dragon Cruise. Quando vendem o cruzeiro, mostram um folder lindo, o barco um show, mas na hora que nós chegamos no barco, vimos que o folder era do ano da construção do mesmo. Creio que pagamos bem caro, foi tudo ok, nada de espetacular, também não tivemos problemas. Conhecemos um rapaz do Canadá e umas meninas das Filipinas e amamos a companhia deles. Nos divertimos.

Ha Long Bay

Ha Long Bay

Um dos passeios do mini cruzeiro é visitar uma fazenda de pérolas. Aprendemos que  todas as pérolas (São pérolas naturais de outras ostras, de qualidade inferior) inseridas para a indução de pérolas, 30% das ostras sobrevivem a essa inserção e desses 30%, apenas 10% produzem pérolas de boa qualidade para a joalheria. Neste passeio, você pode comprar pérolas cultivadas na baía.

Como criar uma pérola

Como criar uma pérola

Outra atividade é um passeio de caiaque, mas foi de madrugada e eu não tava a fim de ir. A Bia tava toda animada e não conseguiu levantar às 5h da matina para remar. O pessoal amou, disseram que foi ótimo, pois estavam vazios os locais que visitaram.

Visitamos uma caverna gigantesca também durante o passeio. Estava lotadassa! Difícil de caminhar, subir as escadas, um empurra-empurra. Minha bateria acabou e não registrei quase nada da caverna, mas é linda demais e gigante! Vale muito a pena ir.

Comentários